I CONGRESSO DO GHC

I CONGRESSO DO GHC

O 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) encerrou no último sábado, 30 de agosto, após três dias de uma intensa programação. O tema central do Congresso foi: “Emergências climáticas, cuidados integrados e participação social: desafios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”. Um tema atual e que deve fazer parte das preocupações em nível local, nacional e mundial, considerando as inúmeras situações de catástrofes ambientais que estão acontecendo e seus impactos na saúde pública, por exemplo a tragédia das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023.

O Congresso se constituiu como um marco histórico para o GHC e, por consequência, para a construção e qualificação do SUS. Segundo a organização, o evento contou com 241 trabalhos inscritos e mais de 2 mil participantes, dentre os quais, com mais de 200 jovens aprendizes vinculados a Escola Técnica Mesquita, em parceria com o GHC. O evento contou com seminários, conferências internacionais, rodas de conversa, congressinho, apresentações culturais, feira de economia solidária e muita troca de experiências. Sediado no Centro de Eventos da Fiergs, o congresso recebeu delegações de centenas de municípios brasileiros, além de países como Chile, Itália e Nianmar. 

Ao estarmos presentes no Congresso, com os cotistas do Programa Jovem Aprendiz, foi uma oportunidade de aprofundar discussões que estão presentes no percurso pedagógico de formação, especialmente sobre o SUS, seus desafios e avanços, como por exemplo: o Programa Agora tem Especialistas, em execução a partir desse ano pelo governo federal/Ministério da Saúde. O tema central dialogou com as reflexões sobre educação em saúde ambiental que vem sendo feitas em nossos cursos de aprendizagem profissional, o que contribuiu para o exercício de trocas, novos conteúdos e abordagens que serão aprofundadas no decorrer do curso.

O Congresso foi amplamente prestigiado por autoridades públicas das três esferas de governo como, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, do diretor-presidente do GHC Gilberto Barichello e demais diretores, parlamentares, trabalhadores(as) do GHC, representantes de órgãos do controle social da política pública de saúde, usuários do SUS/GHC, Diretora da Escola Técnica Mesquita, Claudete Oliveira, Diretor-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e Região Metropolitana, Adriano Felippetto, entre muitos outros.

Voltar para o blog
Ver Edital